Metodologia desenvolvida com base no estudo profundo de teorias educacionais inovadoras!
Teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner
Pedagogia Montessori, de Maria Montessori
Pedagogia Logosófica, de González Pecotche
Howard Gardner sugere a existência de oito tipos de inteligências diferentes: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista.
Segundo Gardner, cada pessoa desenvolve e destaca diferentes combinações dessas inteligências, e a educação deve considerar essa diversidade para promover o potencial de cada indivíduo.
A pedagogia Montessoriana, é conhecida por sua abordagem centrada na criança e seu foco na autonomia e no desenvolvimento integral
As principais características desse método são: Ensino centrado na Criança, Desenvolvimento da Autonomia e da Liberdade, Aprendizagem Ativa e Experiencial, Ambiente Preparado, Respeito à Individualidade, Aplicação Prática na Vida Cotidiana.
A Pedagogia Logosófica apresenta o funcionamento da mente humana através dos sistemas mental, sensível e instintivo. Ele apresenta a inteligência e a construção do conhecimento através da atividade das faculdades mentais e sensíveis que devem atuar de forma consciente no ser.
Destaca-se na Pedagogia a importância do professor reconhecer esse mecanismo inicialmente em si mesmo para depois ensinar ao aluno a fazer o mesmo.
Neurociências aplicadas à Educação
A neurociência, que estuda os mecanismos cerebrais, é cada vez mais relevante na educação. Ela revela que todos podem aprender diariamente através de conexões neurais.
As funções executivas, habilidades cognitivas que regulam pensamentos, emoções e ações, quando compreendidas pelos docentes, permitem estratégias de aprendizado mais eficientes e harmoniosas.