Fases do desenvolvimento humano - Maria Montessori

Maria Montessori identificou quatro etapas do desenvolvimento humano. Aqui tratamos sobre as etapas “Mente Absorvente da Criança” (0-6 anos), e o “Período da Infância” (6-12 anos).

TEORIAS EDUCACIONAIS

Gabriela Cavalieri

7/26/20241 min read

Maria Montessori, renomada pedagoga e médica italiana, dividiu o desenvolvimento humano em quatro etapas distintas. Cada fase possui características únicas e desempenha um papel crucial na formação da personalidade e habilidades das pessoas. Vamos explorar as duas primeiras etapas que estão diretamente ligadas ao trabalho que realizamos aqui na Potencial Kids!

Mente Absorvente da Criança – Independência Física (0 a 6 anos)

Nessa fase, a criança é como uma esponja, absorvendo todos os estímulos ao seu redor. A mente ainda não tem discernimento para selecionar o que absorver, tornando-a altamente receptiva, daí a importância de os adultos as conduzirem a sua formação moral e sensível.

Nesta fase, há um alto desenvolvimento motor. Quando comparado ao nascimento e até os 6 anos, quantas conquistas motoras a criança desenvolve, desde engatinhar, até saltar, pular, subir e correr. Por isso, Montessori considera que as mãos são a extensão do entendimento infantil, utilizando-a como um grande recurso para seu aprendizado integral.

Baseado nos estudos de Montessori, consideramos que nesta fase é muito importante que a criança tenha muitas atividades “hands-on”, “mão na massa”, e vá, aos poucos, adquirindo conquistas, aprendizados e realizações que vão lhe promovendo a capacidade de realizar atividades quotidianas por conta própria e independência.

Período da Infância – Independência Intelectual (6 a 12 anos)

Neste Plano de Desenvolvimento, a criança começa a desenvolver a mente racional, estabelecendo relações, notando padrões e interessando-se pelos aspetos culturais e sociais do Mundo, começando a distinguir o correto e o incorreto. É comum que comece a manifestar as suas ideias de justo ou injusto.

A passagem à abstração e a intelectualização são também características desta etapa, sendo a primeira estritamente ligada à sua recente capacidade de criar imagens mentais. Esta capacidade, aliada ao seu enorme interesse pelas diferentes culturas, pelo conhecimento do mundo, por fatos históricos e pelas grandes conquistas da humanidade constituem uma das chaves mais importantes na educação Montessori. É o momento de a criança perceber que, assim como houve grandes colaboradores da humanidade, ela, desenvolvendo seu potencial, pode também se tornar uma.

Nosso trabalho no Potencial Kids é criar as bases para que cada um possa experimentar em si mesmo a possibilidade de se desenvolver e desenvolver seu potencial de forma a se tornar um desses grandes benfeitores!