O Sistema Mental e o Sistema Sensível
Carlos Bernado González Pecotche, criador da ciência logosófica, base da Pedagogia Logosófica, ensina que a mente humana é formada por um grande sistema. Neste sistema, estão inseridos o Sistema Mental com os pensamentos e as faculdades mentais, e o Sistema Sensível, com os sentimentos e as faculdades sensíveis. Quando ambos os sistemas são conhecidos e ativados de forma consciente pelo próprio ser, a mente e a inteligência, alinhada aos sentimentos, funcionam em equilíbrio, proporcionando o aprendizado de conhecimentos humanísticos e, principalmente, o conhecimento de si mesmo.
O papel do docente
O professor docente tem o papel de apresentar a cada criança o funcionamento das faculdades mentais e sensíveis, para que a própria criança vá percebendo como ocorre esse sistema em si mesma. Dessa forma, o aprendizado e cada conquista dela torna-se palpável e consciente, promovendo alegria e realizações, mesmo que pequenas!
As faculdades do sistema mental definidas por Pecotche são: pensar, observar, entender, refletir, recordar, intuir, imaginar etc. As faculdades do sistema sensível são: sentir, querer, amar, consentir, agradecer, compadecer e outras. Todas elas, funcionando harmonicamente, formam a inteligência.
Conhecer a mente humana com este prisma mental e sensível, com a possibilidade de tornar-se consciente para cada ser humano, apresenta um panorama de desenvolvimento e de trabalho mais amplo a ser realizado em cada criança.
Mais informações sobre a Pedagogia Logosófica: https://logosofia.org.br/pedagogia-logosofica/